Resultado de imagem para casa de cinema de manoel de oliveira

Ao falarmos da Arqueologia dos Media falamos da história dos mesmos, e temos perceção da sua evolução. São algo que vai sofrendo alterações, originando consequentemente  a sua evolução. Os media surgem como uma resolução de aproximação à realidade, ou seja, não surgem naturalmente, têm intervenção da mão humana, e tem a função de fazer algo que ainda não tenha sido feito antes, estes, integram-se na sociedade como instrumentos de ciência e de arte. São os pontos de vista sociais e culturais que criam o meio que são os próprios media.

Um exemplo vivo de arqueologia dos media é a Casa de Cinema de Manoel de Oliveira (inaugurada a junho de 2019), um projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, dirigida por António Preto (critico, professor e ensaísta) e está integrado nos espaços da Fundação de Serralves. Esta “casa” trata-se de um centro de documentação, uma vez que durante a sua vida o realizador Manoel de Oliveira recolheu uma grande quantidade de documentação cinematográfica, um espaço de sessões de Cinema, permitindo ao público um regular acesso regular à obra de Manoel de Oliveira, assim como exposições temporárias e ciclos de cinema. Promovendo diferentes possibilidades de aproximação ao cinema contemporâneo português.

Podemos considerar a Casa do Cinema de Manoel de Oliveira como parte contribuinte para a Arqueologia dos Media, uma vez que esta permite a existência de novos projetos de caracter artístico que, deixa assim ao fácil acesso do publico a história da evolução do cinema de Manoel de Oliveira, e do cinema português.

https://www.serralves.pt/pt/actividades/casa-do-cinema-manoel-de-oliveira-inauguracao/