Este é um projeto desenvolvido por Melanie Dickinson, Max Kreminski, Michael Mateas, and Noah Wardrip-Fruin.

É um simples jogo de escrita. O seu “layout” é simples, como se de um jogo trivial se tratasse. Está dividido em 4 partes o ecrã. No canto superior esquerdo é o desenrolar da nossa história. No lado direito temos sugestões por parte do sistema para a história prosseguir. No canto inferior direito temos as personagens da narrativa. É possível clicar em cada personagem e o sistema oferece uma “backstory” dessa personagem. O nome, a profissão, idade, etc. No lado inferior esquerdo temos um pequeno menu de interações, com apontamentos sobre as personagens, a nível de projetos, relacionamentos, etc.

Layout do jogo “Why are we like this?”

A ideia deste jogo é fomentar a escrita criativa. É o criar de uma história, dão-nos algumas personagens, algumas sugestões de como começar e prosseguir com a história, mas a escrita é inteiramente do autor da narrativa, do jogador, digamos. À medida que vamos avançando com a história é possível ver-mos sugestões, por parte do sistema, mais dramáticas, como um homicídio, ou o término de uma relação.

Este sistema é uma forma de inteligência artificial, criada por um algoritmo que, de acordo com as opções que tomamos e a escrita que fazemos, vai oferecendo mais sugestões no sentido de nos agradar, ou de que vai ao nosso encontro.

É uma das várias formas de como a Inteligência Artificial pode ser muito útil, apesar de, neste caso, não fazer mais do que nos lembrar de escolhas e narrativas que desenvolvemos, e dar mais alternativas.