Foto: amust

Marshall McLuhan, ao analisar e tentar explicar os fenómenos dos meios de comunicação e seu papel na sociedade, evidenciou que o meio, normalmente pensado como um canal de transmissão da mensagem em que a única interferência era vista como ruído, é na verdade um elemento fundamental e decisivo na comunicação. Segundo o autor, o meio em que a mensagem é transmitida interfere mais no impacto dela do que o próprio conteúdo da mensagem. Assim, o meio através do qual a mensagem é transmitida não funciona só como um canal em que a comunicação se estabelece, mas também influencia o conteúdo da comunicação. Dessa tese, surgiu a expressão “o meio é a mensagem”. 

Partindo dessa ideia é possível perceber o impacto que os meios tecnológicos exercem na forma como nos comunicamos e nas estruturas sociais que possuímos. Visto que toda forma de interação social é feita através de algum meio e, consequentemente, estabelecemos relações de poder e dependência, ao utilizar a internet como principal veículo de comunicação as nossas percepções de espaço e de tempo são diferentes da época em que a imprensa era o meio predominante. 

Dessa forma, a instantaneidade e praticidade com que a difusão de informação pode ser feita na internet, acaba por provocar a sensação de estarmos todos conectados como em uma tribo, o que Mcluhan chamou de “aldeia global”. Mais precisamente, temos a sensação de viver em um mundo interligado, com estreitas relações sociais, políticas e económicas. Podemos estar em contato com acontecimentos de diferentes lugares e ter acesso a diferentes culturas através de um simples aparelho. 

Entretanto, a sensação de conexão pode ser vista como ilusória, posto que estamos interagindo através de representações numéricas de forma individual e isolada pelos nossos dispositivos. Além disso, o meio digital dispõe de uma linguagem própria que é, na maioria das vezes, muito simples e superficial, o que fomenta em relações rasas entre os indivíduos nas redes sociais. 

Assim, podemos afirmar que esse mundo digital realmente nos conecta e nos aproxima? Ou cria a ilusão de conexão quando na verdade estamos cada vez mais isolados? A internet muda a nossa interação por nos aproximar do mundo e nos afastar da vida?

Amanda Porto, 2019.