Um acontecimento relativamente recente na história da humanidade, é a forma como as novas tecnologias de comunicação e informação mudam o mundo e a perceção dos espetadores. Atualmente, a publicidade altera o comportamento e os paradigmas da sociedade capitalista.

O anúncio promocional da televisão Samsung QLED 8K assenta na premissa de que, o que vier de inovador, será mais sofisticado que as criações anteriores. Este modo de raciocínio, demonstra que as tecnologias mais recentes podem oferecer uma profundidade quase infinita de realismo, proporcionando ao espetador, possibilidades imagináveis de experimentar todos os detalhes. Na publicidade do televisor, são apresentados vários vídeos que mostram paisagens idílicas e que revelam uma grande harmonia, assim como são igualmente colocadas frases curtas, tais como “Stop watching, start experiencing”. Essa retórica incentiva ao envolvimento do espetador e influência-o a adquirir o produto, uma vez que é prometido conseguir alcançar todas as sensações através de um televisor de alta resolução.

A qualidade que estas imagens revelam, criam no ser humano a perceção de estar dentro do mundo virtual, eliminando desse modo, a fronteira entre o digital e o real. A forma como a realidade da imagem é identificada, depende de um conjunto de circunstâncias sociais e humanas, que criam no espetador uma sensação de estar corporalmente presente no universo virtual. Estas tecnologias conseguem afetar o comportamento do indivíduo e o seu contacto com o mundo real,  funcionando como um alterador da capacidade humana de sentir a realidade. Tal como refere, o escritor Karl Kraus no livro “Aforismos” :

O desenvolvimento técnico só vai deixar um único problema por resolver: a debilidade da natureza humana.

No segundo anúncio, ocorre uma comparação com a obra de arte e a minúcia que implica a sua criação, assim como o produto que é publicitado. Para criar imagens são necessários milhões de pixeis, não observáveis, que no final formam uma imagem completa. A criação destas imagens é comparável à pintura de uma obra de arte, uma vez que pincelada após pincelada se cria uma imagem de um realismo profundo. A colocação do televisor na parede, como se fosse um quadro, mostra a existência de uma continuidade entre o que está no enquadramento e o que está fora, criando uma espécie de ilusão entre o espaço físico e o espaço visual.

k2-_65df8b94-dfdf-4938-8cd1-87c3c772d5f3.v1

Ao longo do tempo, o marketing tem progredido, de um modo extraordinário, atingindo na fase atual, um elevado grau de distinção, tanto em relação aos conceitos e práticas aplicadas, como aos meios tecnológicos e recursos financeiros constantemente mobilizados para garantir a sua desejável eficácia. Como é visível na publicidade da Samsung, o propósito principal é vender o produto, utilizando frases estratégicas e vídeos simetricamente perfeitos que apelam à atenção da audiência.

0x794810E102818911B0800CE0A2C00221

VR-All-Art: VR Art Exhibitions 

Bárbara Videira