Produzido por Serge Bouchardon, um Professor na Universidade de Tecnologia de Compiègne, em França, Fred :), uma obra digital interativa, foi produzida com o intuito de estudar os gestos digitais e a sua contribuição para a construção de significado. 

Fred 🙂 é uma aplicação de narrativa interativa para os smartphones. Tem como principais características o manuseamento das várias capacidades do telemóvel, como o ecrã tátil, botões e camara (frontal e traseira) para comunicar com o tal ser de inteligência artificial.

Para além disso, tem como principal objetivo criar uma espécie de relação entre o dispositivo móvel e o seu usuário contrastando assim com a já real relação entre ambos, acrescentando diálogo e pequenas interações entre os dois, como falar, sorrir, clicar no ecrã, aumentar e diminuir o som, aumentar e diminuir a imagem, … Todas estas ações, entre outras, irão ativar o algoritmo do aplicativo e despoletar reações ao Fred :), enriquecendo a interatividade, mesmo esta esteja já predefinida.

fred :-) : un récit interactif pour smartphones - Démo de certaines  interactions - YouTube
Interação com Fred 🙂

Para além da hipermediacia, poderemos sublinhar o conceito de transcodificação. Isto é, ao interagirmos com o Fred :), por exemplo com um clique no ecrã, o software e algoritmo da aplicação terá de descodificar este gesto para que o programa o perceba, assim como com qualquer outro gesto de interação com o amigo virtual.

Concluindo, este tipo de aplicações, como o Fred :), a Siri, a Cortana ou a Alexa, são de certo modo, um amigo e/ou ajudante virtual, com quem podemos falar e interagir e eles irão dar-nos resposta, sendo que isso é bastante inovador no campo do avanço da tecnologia.