Algo que deu para perceber no decorrer dos anos, é a quantidade de coisas que o software dos telemóveis inclui em comparação com os computadores ou com outras máquinas. O telemóvel foi criado para facilitar comunicação a grande distância. No entanto agora vê-se útil para outras tarefas, como por exemplo, entretenimento, trabalho, produtividade, organização de vida, redes sociais e muitas outras coisas. Recentemente dei a entender que conseguia fazer um projeto para universidade somente à base do telemóvel. As fotos necessárias estavam disponíveis online, aplicações que me ajudaram a fazer scan de tais imagens, foram me oferecidas na app store. Ainda mais foi a possibilidade de editar essas imagens que tinham sido remediadas de papel para digital, no telemóvel, alterando a sua aparência para um mundo 2D. Este foi um exemplo muito breve, mas o telemóvel tem evoluído para beneficiar a vida do seu consumidor, aplicações que ajudam o indivíduo a se focar em si e a criar hábitos de sucesso, jogos de diversos géneros: RPG, cartas, interactivos, online ou de tabuleiro. Adicionando mais o acesso a uma base de dados de livros digitalizados para pdf ou para uma versão audio, são disponibilizados para o indivíduo através de uma biblioteca virtual, mais a base de dados disponível online na plataforma de Youtube, com acesso gratuito a qualquer género de video ou música. O telemóvel tornou-se um acessório do dia a dia. O indivíduo agora associa o telemóvel como parte da sua rotina, tornando isso um vício para uns e parte do sucesso para outros.

Conselhos que grande pessoas de sucesso dizem é o acordar cedo e o desligar-se do trabalho até certas horas do dia, onde iriam começar a trabalhar. No entanto nem todos que atingem sucesso correspondem a essa rotina em especifico, alguns dizem que ao acordar, preferem responder aos e-mails mais recentes, para por a mente focada naquilo que é necessário fazer para o resto do dia. Seguinte nessa rotina é o usar o software móvel para ouvir musica numa corrida matinal, e também para manter numa base de dados o número de passos feitos.

Aplicações como calendários, notas, microsoft, notion, fabulous etc, são aplicações de produtividade que ao longo do dia, vão mostrando-se como uma necessidade para o individual, para um estudante, são as notas rápidas e calendários, para alguém que gere uma empresa seria o acesso rápido a e-mails e uma organização de stock especifico. O telemóvel oferece este género de organização e de vida facilitada, e mostra-se muito mais útil para alem das áreas de comunicação, que era o seu objectivo inicial.