“The Fabric of Everday Life” de Judy Malloy é um poema sonoro em que o próprio código desenvolvido pela autora permite que haja várias maneiras de ouvir ou interpretar o poema. Ou seja, sempre que é pretendido ouvir o poema pela segunda vez, o próprio sistema irá gerar uma nova versão sonora e narrativa do poema.

Tematicamente, a poesia é apresentada de forma coerente a nível semântico, no entanto, quando esta é gerada com som, ela começa lentamente a se formar e apenas certos versos são escutados de forma aleatória e confusa.

A autora denominou a parte sonora do poema de “sussurros do vento”, o que pretende dar a entender de que toda aquela atividade sonora simultânea de certas frases do poema, se pareçam efémeras e momentâneas, comparadas assim a algumas caraterísticas da sensação do vento.

A nível formal, esta obra apresenta uma capacidade processual capaz de programar e, por ventura, processar algoritmos e códigos, para que sejam simuladas várias hipóteses sonoras do poema. Logo, esta [obra] apresenta caraterísticas do princípio da variabilidade, ou seja, há várias versões desta obra no que toca à aleatoriedade das frases ecoadas.

Como tal, para possuir caraterísticas do princípio da variabilidade, têm também caraterísticas dos princípios da representação numérica e da modularidade, visto que está dependente destas últimas. A obra apresenta uma programação composta por um código digital e, por isso, é programável, e tem sempre a mesma estrutura em todas as situações pois são representados por “coleções discretas”, como por exemplo os “scripts”, os caracteres, os pixéis, etc.

Bibliografia:

https://projects.cah.ucf.edu/mediaartsexhibits/uncontinuity/Malloy/work/fabric_poem_soundwork.html

Murray, Janet H. (2012), ‘Affordances of the Digital Medium’, Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as Cultural Practice, Cambridge, MA: MIT Press, 51-80.

Manovich, Lev (2008). “Database as Symbolic Form”. Victoria Vesna, ed., Database Aesthetics: Artin the Age of Information Overflow, Minneapolis: University of Minnesota Press, pp. 39-60.