Imaginem estarem sentados no sofá a ver televisão e de repente o que estão a ver é interrompido por uma imagem arrepiante de uma figura que parece um boneco? Então isto aconteceu em novembro de 1987 com os espetadores de dois canais televisivos americanos, o WGN-TV e o WTTW.

No canal WGN-TV estava a passar um segmento de notícias quando de um momento para o outro o ecrã fica preto e aparece uma figura com uma máscara de borracha e de óculos de sol que se parecia com uma celebridade da pop culture americana dos anos 80, Max Headroom. Sem áudio e com uma duração de segundos, a figura apenas balançava enquanto sorria.

O segundo incidente deu-se no segundo canal referido, os espetadores estavam a ver um episódio de Doctor Who quando a figura aparece novamente, desta vez durante mais tempo e com áudio.

Os espetadores caracterizaram estes dois ataques como arrepiantes, mas cómicos ao mesmo tempo. Outros, claro, ficaram chateados pois o episódio da sua série favorita foi interrompido.

Existe um elemento de mistério associado a estes incidentes pois as suas intenções são até hoje desconhecidas tal como o autor. Muitos especulam que terá sido um protesto de alguém que trabalhava nos canais pela forma como estes eram geridos, mas nada se sabe ao certo.

Também não há uma mensagem clara, a personagem é sarcástica, ridiculiza aspetos da cultura americana e menciona séries e anúncios de televisão da época. Então, a interpretação cabe a cada um que veja os clips destas interrupções televisas.

O que se sabe de facto, é que passados 34 anos este incidente continua a ter relevância e o autor certamente não antevia que passados tantos anos esta sua prank continuasse a ser discutida.

Bibliografia:

Serena, Katie. “The Story of America’s Creepiest Unsolved TV Hack.” All That’s Interesting. 25 May 2021, allthatsinteresting.com/max-headroom-incident.