Nestes dias que correm, ocorre-me imensas vezes esta questão, “Mas afinal o que é arte?”, pois cada vez mais vejo que para mim simples coisas do dia a dia são consideradas arte por muitas pessoas, e acredito essas muitas pessoas considerem “coisas normais” ao que eu considero arte. Como por exemplo esta parede no Rio de Janeiro: 

Intervenção urbana: parede com azulejos coloridos no Rio de Janeiro, fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/intervencao-urbana/ 

“O Coletivo MUDA (criadores desta obra) vê a cidade como um laboratório de transformação. MUDA vem de mudança. Associada à arte de rua, as suas intervenções espaciais alteram de fato a natureza do Rio de Janeiro, onde espaços públicos por toda a cidade agora servem de palco para as suas mais variadas manifestações.” 

Para muitas pessoas esta intervenção foi vista como uma merda disposição de azulejos numa parede desgastada, mas a meu ver vai muito além do que os nossos olhos conseguem ver. A meu ver estes azulejos são colocados de forma a revestir as paredes desgastadas com estes azulejos sem nunca lhes retirar as suas “memórias”, quase como a utilização de um penso rápido ou de um curativo, pois cobre a ferida, mas mesmo com o tempo não as apaga por completo, e acredito que isto retrata o quotidiano de muitos residentes do Rio de Janeiro. 

A meu ver este tipo de obra de arte faz-me recordar o conceito de shapeshfting abordado em aula, pois ao pegarmos num objeto e ao colocá-lo sobre outro, por mais comum que este objeto seja, neste caso uma parede, ganha outra vida e é vista/ notada por mais pessoas.  

Sitegrafia:

http://coletivomuda.com.br/