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Mediante o carácter participatório de redes sociais como o Instagram, Várias comunidades de fãs fazem destas plataformas digitais a sua casa. A comunidade de bookstagram tira partido de todas as ferramentas que instigam á participação do utilizador, para publicitar livros e autores, publicados ou por publicar (em formato de e-book, Audiobook, cópias físicas ou histórias publicadas em plataformas digitais como o Wattpad).

As redes sociais baseiam o seu algoritmo na estética, quanto mais apressáveis ao olhar (do utilizador e das tendências) mais possibilidade terão os perfis de ser sugeridos em espaços como o explorar e os reels sugeridos. A comunidade aproveita-se do multimédia, para a criação dessa estética, quando combina vários media, como imagens (fotografias retiradas, por exemplo de outra rede social, como o Pinterest), pequenos vídeos e música. O que se procura é recriar a estética que a narrativa dos livros inspira nos leitores, conectando com os utilizadores da comunidade e incentivando-os ,passivamente, a consumirem os livros cuja estética se identificam mais.

Ferramentas como os reels evidenciam a modularidade dos medias digitais, já que os elementos/objetos combinados nos vídeos, mantem a sua individualidade. No entanto juntos são um produto para publicidade digital, nos moldes a cima descritos.  Não abastante pode questionar-se como é que é feita a convergência de media nesta comunidade, se apenas existe um uso de mixed-media para promocionar os livros mais queridos da comunidade, ou se a popularidade desses mesmos livros é concretizada através da intermedialidade, fundindo-se os medias para criar um produto digital unido que servirá como estratégia de marketing. Desta forma os “Novos media” mudam a ecologia de outros media, como a fotografia e os livros.

Exemplos: