E se você e o seu telemóvel pudessem contribuir e fazer parte de uma sinfonia eletrónica?  A boa noticia é que isso é possível!

Dialtones (A Telesymphony) consiste em um concerto onde a musica produzida e apresentada provêm unicamente através do toque dos telemóveis da própria plateia. Os 200 telemóveis, previamente programados a partir do registo dos seus números de telemóvel numa plataforma web, são lhes atribuídos uma serie de novos ringtones e de seguida o bilhete com o respetivo assento, este escolhido também de forma meticulosa.

Com o lugar exato e ringtons designados de cada telemóvel, utilizando um software especializado e apelidado de “instrumento software” foi possível reproduzir novos e únicos efeitos sonoros, acordes e melodias acompanhadas de projeções, tornado o concerto numa experiencia bastante imersiva. Os performers em palco serviam como maestros da “orquestra eletrónica“, dirigindo e dando ordens ao dialing os números de telemóvel numa sequencia musical gerada pelo “instrumento software“

.

Dialtones (A Telesymphony) foi introduzido ao mundo pela primeira vez em Setembro de 2001 no Ars Electronica Festival em Linz na Áustria por Golan Levin, tendo sido também apresentado em Artplage Mobile de Jura na Suíça no ano seguinte.

Golan Levin é um artista e designer que se dedica em encontrar e criar novas formas de expressão audiovisual e torna-las em experiencias interativas. Aprendeu sozinho a programar computadores e estudou composição musical, pintura e desenho.

Com Dialtones Golan Levin quis trazer atenção para o aparecimento de novos modos de relacionamento sociais que surgiram com o uso cada vez mais frequente do telemóvel e transformar isso em um pedaço de obra interativa. Uma obra onde se integra todos os que compareçam para o concerto, transformando o objeto e a pessoa numa forma de expressão artística.

https://www.fondation-langlois.org/html/e/page.php?NumPage=229