Viver no Séc. XXI é ser constantemente bombardeado/a com novidades todos os dias. Os media estão em constante desenvolvimento, mesmo quando não parece possível, aparecem aparelhos melhorados e mais inteligentes que os já lançados anteriormente. As pessoas são levadas pela ideia de que mais é melhor, mesmo que isso signifique gastar imenso dinheiro num dispositivo que não acrescenta nada à vida do comprador mais do que os dispositivos que este já possa ter. Viver numa sociedade de consumismo é isto mesmo: é ser levado pelas palavras mágicas das empresas, do marketing pensado estrategicamente para ganhar o maior número de vendas possível.

Assim o fez a empresa Samsung, nos seus vídeos publicitários, onde promove a sua mais recente televisão, QLED 8K. Esta é dotada de uma resolução ultraelevada, tem mais de 33 milhões de píxeis, oferecendo assim uma experiência de visualização sem píxeis observáveis, mesmo a curta distância da TV.

Nos vídeos já anteriormente mencionados, a Samsung utiliza imagens de paisagens naturais incrivelmente bonitas para mostrar a capacidade da televisão em representar algo exatamente como é na realidade, com todas as cores e detalhes possíveis. Esta televisão pode assim transmitir ao espectador sensações que outras televisões não seriam capazes de transmitir, a ilusão de que são levados para um espaço onde não estão. As próprias palavras usadas no vídeo são tentadoras e ajudam a captar o interesse dos possíveis compradores: “Start experiencing”; “Start feeling”; “Start discovering”; “Detail”; “Depth”.

Com tamanha oferta de vários produtos em constante evolução de diferentes marcas concorrentes, as pessoas vivem numa permanente “manipulação” por parte das empresas que querem vender as suas melhores e mais recentes tecnologias. Somos assim muitas vezes levados a comprar produtos que provavelmente não precisamos e que não nos vão dar nada mais que um bem material que um dia mais tarde irá perder o seu valor.