A “Arte Medial” ou “New Media Art” remete-nos a obras de arte que são criadas através das novas tecnologias dos media, ou seja, toda a arte digital, por exemplo: fotografia; arte na Internet; impressão 3D. Algumas destas podem ser vistas como a evolução de artes mais antigas como a pintura, a escultura, etc. 

As origens da Arte Medial começaram no final do século XIX, temos o exemplo do “zoetrope” (zootrópio) que consistia numa animação composta por um tambor circular, com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha para desenhos dispostos em tiras, ao girar, o tambor cria uma ilusão de movimento.  

Em 1958, Wolf Vostell torna-se o primeiro artista a incorporar uma televisão numa obra de arte, chamada “The Black Room Cycle”. 

Durante a década de 60, com o desenvolvimento das novas tecnologias de vídeo, Nam June Paik e Wolf Vostell apresentaram 6 TV Dé-coll em Nova Iorque. 

Com o desenvolvimento da computação gráfica no final da década de 80 e as tecnologias em tempo real da década de 90, combinadas com o desenvolvimento da Internet, proporcionaram o surgimento de novas formas de arte interativa, por exemplo a “Arte Telemática” de Roy Ascott, Paul Sermon e Michael Bielicky, que consiste numa fusão de projetos de arte que utiliza redes de telecomunicações utilizando o computador como meio. 

Falando da forma como a Arte Medial é ensinada, os alunos aprendem a identificar o que é ou não novo sobre certas tecnologias e artes, aprendem a classificar as plataformas tecnológicas emergentes e colocá-las em um contexto de comunicação, produção e consumo.

Desta forma, a ciência da tecnologia está constantemente a proporcionar novas ferramentas e plataformas para os artistas melhorarem o seu trabalho.