“Aldeia global” é uma expressão que se popularizou com a evolução da tecnologia e dos media. Nos tempos de hoje, comunicar com alguém ou obter informações do outro lado do mundo é possível em meros segundos, o que nos faz criar uma ilusão de proximidade com lugares longínquos.

Os media, nomeadamente as agências noticiosas apresentam-nos as realidades a ser vividas na atualidade em diferentes locais. No entanto, as notícias transmitidas e a sua dimensão acabam por ter consequências políticas (e não só), nem sempre facilmente detetáveis.

Uma vez que a nossa imagem do mundo é baseada nesta informação, pode também ser manipulada por esta, que faz com que o público crie uma certa ideia de determinado local, que pode afetar o país ou a localidade a nível político e económico. Como exemplo de tal fenómeno é de sublinhar a Etiópia, que apesar de ser um país cuja imagem acaba por ser denegrida, tem uma oferta de turismo de aventura e natureza encantador.

Porém, existe também um lado envolvido num certo secretismo por parte dos media, sendo que estes por vezes não divulgam informação de determinado cenário, ou para outros locais, delimitando-se a informação ao próprio país apenas (tal tende a acontecer em cenários de guerra ou onde está estabelecido um sistema político extremista), ou de outros locais por falta de informação ou mesmo receio (como exemplo disso temos a Coreia do Norte).

Assim, conclui-se que a nossa percepção do mundo adquirida através de agências noticiosas é controlada pelas agendas destes mediadores, que controlam as notícias e criam uma imagem de determinado local.

Carolina Bartolomeu