O site https://theuselessweb.com/ , apresenta um conceito muito simples, mas não simplista, é muito eficaz a surpreender e a entreter o usuário durante uma hora ou duas, levando o a questionar-se sobre o uso da própria internet para fins “questionáveis”. The Useless Web propõem que o participante clique num botão que o transportara-a para um outro website, aparentemente inútil e assim, facilmente, embarcamos numa jornada, por muitos e diversos websites na internet, cada um com o seu sistema de interação, totalmente diferente e esotérico, mantendo apenas um elemento de conexão temático, a sua aparente inutilidade.

opo

Após passar por esta experiência uma vez, o usuário ficara com muitas perguntas: “Como gastei tanto tempo aqui?”; “Porque que tanta gente investe tanto em coisas tão inúteis?”; “Tantas tecnologias e artes culminarão em algo tão descabido?”; “ Muitas destas ideias ainda requerem muito trabalho, porquê?“; etc. A verdade é que não é difícil passarmos muito tempo a usar este website para ficarmos com muitas perguntas refletivas sobre a nossa própria atividade na internet e nas redes sociais. E estas ideias leva-me acreditar, que de alguma forma o criador, Tim Holman, criou uma arte extremamente provocativa sobre o quotidiano contemporâneo. Ou será que é um exercício apenas inútil?

imagem 2

Este website assim torna-se numa fonte enciclopédica de muitos outros websites. É altamente imersivo graças ao seu simples uso e atractividade da premissa. É também interativo e participativo, pois, e como podemos evidenciar no fim da pagina: “ The Useless Web… because some websites, we just couldn’t do without ” – By Tim Holman – Submit”, por outras palavras e mais explicitamente, o submit é uma hiperligação que nos convida a participar no trabalho de Holman. Assim se encontrarmos outros sites aparentemente inúteis na web, também podemos contribuir para causa.

5