Etiquetas

The Last of Us é um jogo de ação-aventura, sobrevivência e terror criado pela Naughty Dog e lançado, como exclusivo, para a Playstation, em junho de 2013.

1

The Last of Us narra a história de Joel que perde a sua filha quando um militar dispara sobre ela. Neste mundo, um fungo chamado Cordycepts muta e torna-se em algo incontrolável que resulta num apocalipse zombie, onde milhões morrem e os sobreviventes organizam-se em grupos que lutam por recursos. Joel torna-se contrabandista e é encarregue de transportar Ellie, uma rapariga de catorze anos, até um outro grupo, os Fireflies, uma vez que esta trás no seu sangue a cura para a humanidade. Pela sua jornada, onde enfrentam inimigos – desde zombies a homens – Joel cria uma ligação com Ellie e protege-a como se fosse a sua própria filha.

maxresdefault

O gameplay é cinemático pois as histórias das personagens já se encontram definidas. Deste modo, não existe qualquer forma de a história ser alterada.

The Last of Us possuí uma capacidade de imersão enorme. Primeiramente, o fungo que gera os zombies, o Cordycepts, não existe apenas na realidade de The Last of Us. Na nossa realidade, este fungo consegue afetar o comportamento de um inseto hospedeiro fazendo-o encontrar um local para que o fungo se possa propagar. Esta propriedade real e científica prende o jogo à nossa realidade, provocando questões como “Poderá isto realmente acontecer?”. Porém, o jogo não se restringe apenas à premissa básica de outros títulos de terror, – de matar o máximo de zombies- concentrando-se mais na sobrevivência, na narrativa dramática e na relação entre as personagens.

Joel-Clicker-FEAT-970x545

A primeira personagem jogável é Sarah, a filha de Joel, que explora a casa em busca do seu pai. Começamos, então, através de uma metáfora, a explorar um mundo completamente novo, através dos olhos de uma criança. Sarah, no final do capítulo, morre nos braços do pai. É aqui que o jogador se começa a identificar com personagem principal.

Sarah the last of us

O jogo centra-se em Joel e nas personagens à sua volta. Este é um homem comum, não possui qualquer poder ou habilidade sobrenatural – o que, automaticamente, faz com que a realidade do jogador se aproxime à do personagem- Joel é encarregue de transportar Ellie em segurança pelos Estados Unidos apocalíptico. Inicialmente a relação de Joel e Ellie não é a melhor, uma vez que Joel se encontra em luto pela sua filha. Porém, ao longo da sua jornada, a relação destes vai se desenrolando tornando-se numa relação de pai e filha. A relação deles é o ponto fulcral do jogo pois esta toca num núcleo emocional. Ao contrário de outros, The Last of Us é a exploração de duas personagens em busca de papeis vinculativos próximos.

DKp07wzWsAAEyxn

Em suma, The Last of Us é uma obra importante, uma vez que esta aposta na narrativa, abordando assuntos como o luto, o caos, as relações interpessoais, a resiliência, entre outros, de forma a aproximar o jogador aos personagens e a submergi-lo num mundo diferente, mas com paralelos à sua realidade.