The Sims é um videojogo eletrónico de simulação da vida real criado pelo americano Will Wright, que consiste em um mundo virtual habitado por personagens que são controladas por um jogador, que vivencia então uma determinada história a partir de uma perspetiva na primeira pessoa.
O jogador pode criar a sua própria família e construir casas e lotes. Ao configurar os Sims é ativado um grande número de variáveis possíveis, como se pode ver no vídeo de demonstração em baixo – o que nos remete para a propriedade enciclopédica da computação -, flexibilidade determinada pela camada de código que executa os elementos expressos produzindo determinados efeitos.
Parâmetros como as necessidades dos Sims ficam sob controlo do interator, que manipula diretamente a sua experiência. A interface torna-se, por isso, transparente. No entanto, o próprio interator também é programado, porque é limitado pelas funcionalidades do videojogo.
“Quanto maior o nível de autonomia configurado, mais independente o Sim será. Por exemplo, quando a necessidade de Higiene estiver com um nível baixo, o próprio Sim assumirá o comando de ir tomar banho”. A agência do utilizador é então suprimida pela automação e inteligência artificial.
Este espaço virtual, que é navegável porque responde aos nossos gestos de navegação, provoca no utilizador uma experiência de imersão, de um ambiente tridimensional.
Posto isto, percebemos que é também possível estabelecer um paralelismo com as formas narrativas do futuro enunciadas por Janet Murray, que seriam formas multisequenciais (que podem ter enredos divergentes e múltiplas perspetivas), narrativas jogáveis, participáveis. Neste caso, o jogador constrói a sua própria versão do jogo criando o seu percurso particular e experienciando uma dramatic agency, isto é, um envolvimento com o mundo fictício. A interação é o que determina, então, o desenrolar do jogo.

Trailer do mais recente pacote de expansão para o The Sims 4 – Get Famous.

 

Demonstração de como criar um Sim no The Sims 4.

 

Fonte: WIKIPÉDIA. The Sims. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Sims. Acesso em 28 de outubro de 2018.

Carolina Silva