Quando observamos as transformações sofridas pelos meios midiáticos passamos a entender as características da remediação abordada por Bolter e Grusin. Os autores caracterizam a remediação como a lógica formal através da qual os novos media reformam as formas dos media anteriores. Ela pode ocorrer em diversos temas, e apresenta a incorporação como seu principal adjetivo.  Pode parecer confuso, mas ao utilizarmos a Rádio Digital como exemplo, partindo do pressuposto de sua existência, entende-se a necessidade da incorporação da radio comum ao ambiente digital. Assim, as Rádios antigas precisaram se “reinventar” para se adequar ao novo estilo de vida da sociedade moderna, extremamente tecnológica e prática. Nesse modo, a Remediação procura apagar a diferença entre o meio digital e o meio tradicional, sem perder a essência do meio anterior. Não obstante, se pararmos para analisar a própria revolução do Jornal ao Jornal digital, encontramos mais um exemplo exato de Remediação.

Podemos dizer que a Remediação é uma característica inerente ao ser humano. Pois estamos sempre em constante mudança, seja tecnológica ou entre outras, e essa busca por pertencimento é constante e abrange diversas áreas e pode ser visto até nos meios mais tradicionais como os meios artísticos. Ao analisarmos o documentário “Lixo Extraordinário” é visível o quarto tema da Remediação (incorporação outras formas oriundas do seu próprio meio).

lixo-extraordionario5

O documentário retrata o processo criativo do artista plástico brasileiro Vik Muniz que utiliza de objetos do cotidiano em seu processo fotográfico para criar imagens ousadas. Basicamente ele “pinta” imagens com objetos descartados pela sociedade e utiliza da fotografia para capturar a sua obra. No “Lixo extraordinário”, o artista recorre ao lixão de Gramacho no Rio de janeiro para desenvolver as suas obras. Onde usa dos próprios catadores como modelos fotográficos, o artista usa das fotografias como base para desenvolver as suas telas. Além de toda a parte técnica e conceitual do documentário o lado humano é uma das questões que são levadas bastante a sério pelo artista plástico, que procura retratar desde a realidade vivenciada pelos catadores de lixo aos estereótipos sofridos pelos mesmos.

FotografiaCatadores_LixoExtraordinario_26-01-2011-thumb-800x529-111535-thumb-800x529-111536-thumb-800x529-111542

Vik Muniz, usa da fotografia como base do seu trabalho, ele convida os catadores a posarem para sua câmera, com poses dramáticas, mas sem perder o lado humano, ele efetua o retrato, que posteriormente servira como base para a sua obra final. A primeira fotografia seria um apoio, uma forma de mapeamento para desenvolver o conceito final. Em sua oficina ele observa as fotos obtidas no aterro e começa a trabalhar com os resíduos para a montagem da “foto”. Sua obra acaba quando todos os objetos são dispostos em um ambiente e formam a figura desejada, que mais uma vez será eternizada pela fotografia.  Outra característica eminente em seu trabalho, que pode ser visto em seu documentário é o fato dele utilizar do lixo para recriar pinturas famosas, o que remete a ideia do Lixo ao Luxo; Como podemos ver ao longo do documentário uma de suas artes é inspirada no quadro A Morte de Marat (1793), do francês Jacques-Louis David. E como discorrido anteriormente, podemos ver mais uma vez a presença da remediação no meio de seu trabalho.

Sendo assim, ao analisarmos o trabalho de artistas plásticos como Vik Muniz, é visível a presença dos novos formatos de media para perpetuar a arte moderna, característica marcante atualmente. Em sua obra a fotografia passa a reger um material que podemos dizer que foi pintado. Isso é muito interessante quando paramos para analisar o caráter da Remediação e o quanto ela esta ligada ao aprimoramento das ações da sociedade moderna. Porque antigamente no período clássico a arte era unicamente vista com formatos já predefinidos, agora ela passa a empregar novas significações e meios de ser construída. Gerando novos meios e mecanismos de interagir com a sociedade.

João Vitor Costa

Anúncios