366959-lego-batman-2-dc-super-heroes-nintendo-3ds-front-cover

O jogo foi desenvolvido em 2012 pela Traveller’s Tales. Trata-se de uma sequencia do jogo anterior Lego Batman; the Videogame , lançado em 2008 para Nintendo DS. O sucesso da franquia gerou ainda Lego Batman 3: Beyond Gotham, de 2014.

Mais que a trama de cada um dos jogos e o desenvolvimento narrativo da personagem através dos tempos , o que me interessa aqui são os diversos fenômenos que servem de exemplos práticos para os conceitos desenvolvidos por Bolter e Grusin

Inicialmente temos que falar de Batman, claro. Criado em 1939 por Bob Kane, o homem morcego rapidamente tornou-se protagonista de suas próprias bandas desenhadas da DC. O sucesso foi tamanho que a remediação foi praticamente inevitável.

Cartoons, séries de TV, filmes para cinema e finalmente consoles de videojogos foram desenvolvidos explorando a personagem em diversos campos, abrangendo assim todos os quatro tipos de remediação .

untitled

No caso específico do lançamento para Nintendo 3DS, as particularidades do console como a capacidade de produzir imagens tridimensionais sem a necessidade de óculos, o giroscópio e o acelerômetro embutidos, duas telas (uma delas touchscreen), alteram significativamente a experiência do jogador, que em certos momentos precisa chacoalhar o console e até mesmo assoprar seu microfone para realizar determinadas tarefas. (Nestes momentos, identifica-se a hipermediacia particular do Nintendo 3DS)

Por fim, uma das questões que considero mais interessantes, é a assimilação e exploração da estética Lego, o que não foi sempre visto com bons olhos. O jogo foi acusado de transformar um “brinquedo criativo” em um “símbolo da infância comercial” tendo em vista que a principal qualidade de Lego, que seria o desenvolvimento de capacidades motoras e cognitivas através da construção manual, se dissolveu e tornou-se mera representação estética para atrair novos consumidores.

Os meios digitais são remediadores por natureza, então se existe um personagem que foi extremamente remediado em sua trajetória este é Batman.

Já a relação entre imediacia e hipermediacia vive em constante tensão e Lego Batman para 3DS, com todas as suas particularidades e apelos para além do mundo dos games e das HQ’s , nos apresenta tudo ao mesmo tempo agora.

images

 

Anúncios