A modelação tridimensional é uma das categorias da arte digital. Este processo desenvolve uma representação matemática de uma superfície tridimensional de um objeto, através de um programa com um software próprio, como por exemplo o programa SketchUp. E, tem como objetivo criar formas, objetos, personagens, em três dimensões. Aproximando-o da realidade, com maior precisão de textura, sombras.
Este tipo de arte digital, surge com o desenvolvimento dos novos média que têm um conjunto de princípios que tornam possível esta manipulação e criação de objetos realistas.

arte e multimedia

Imagem Google- Modelação Tridimensional

Segundo Lev Manovich, no seu livro “The Language of New Media” (2001), existem cinco princípios intrínsecos aos novos média. A representação numéria, a modularidade, a automação, a variabilidade e a transcodificação cultural.

Por um lado, a representação numérica significa, de uma forma simples, que os objetos digitais são divisíveis e representados numericamente e que, por isso, podem ser manipulados por algoritmos, são programáveis.

“When new media objects are created on computers, they originate in numerical form.” (Manovich 2001:28).

Por outro lado, a modularidade significa, de uma forma simples, que os objetos digitais têm a mesma propriedade estrutural, em diferentes escalas ou níveis. E, são organizados em módulos independentes, por isso, conservam as suas características de base mesmo que sejam misturados com outros módulos.

“In short, a new media object consists of independent parts which, in their turn, consist of smaller independent parts, and so on, up to the level of the smallest “atoms” such as pixels, 3D points or characters.” (Manovich 2001: 29)

Com base nestes dois princípios, podemos concluir que um objeto digital em três dimensões é possível, num programa específico, ser criado, manipulado, aumentado, distorcido, no fundo, que passe por vários processos de transformação até chegar ao resultado final pretendido pelo utilizador, devido a estes princípios de base inerentes aos novos média e que estão presentes nos objetos digitais.

arte e multimedia

Imagem Google- Modelo 3D Hulk

 

A modelação tridimensional é apenas um exemplo dos objetos que podem ser criados digitalmente, mas que é relevante, sobretudo pela sua utilidade, qualidade e precisão. Características que nem sempre podem ser encontradas em outras representações tridimensionais, feitas com outros meios, como por exemplo na pintura.
Para concluir, podemos, ainda, juntar à modulação tridimensional o princípio da transcodificação cultural, uma vez que veio alterar a forma como se produzem e vêm alguns filmes ou a forma como são trabalhados e criados as personagens e os cenários de um videojogo.

Filipe FC

Bibliografia:

  • Manovich, Lev (2001). ‘What is New Media?’, The Language of New Media, Cambridge, Mass: MIT Press, pp. 19-48.