23_Janeiro_post

Quem nunca?

Um ruído comunicacional é um distúrbio ou uma perturbação que atrapalham o processo comunicativo tanto em sua forma quanto em seu conteúdo.

Aqueles que utilizam dispositivos para se comunicar a grandes distancias em “tempo real” invariavelmente tem que lidar com os tais delays, o intrínseco atraso na reprodução de áudio e/ou vídeo com relação ao momento em que foram produzidos.

Tais atrasos acabam por criar situações muitas vezes cômicas mas que facilmente se tornam irritantes para o tão ansioso homem contemporâneo.

Um bom exemplo são as cada vez mais frequentes “lives” do FaceBook e todos os problemas que encontramos ao fazer ou assistir a uma delas.

Eis que a banda irlandesa The Academic resolveu utilizar tal atraso de transmissão à seu favor, subvertendo sua lógica negativa e utilizando-a para criar um videoclipe muito interessante para a sua música Bear Claws.

Eles basicamente arranjaram a canção em loops e sincronizaram estes loops com o tempo de atraso da transmissão, criando assim camadas subsequentes que foram se sobrepondo e incrementando a música.

O mesmo foi feito com o vídeo, o que acabou por criar um efeito de espelho de fundo infinito que é tão interessante visualmente quanto a construção sonora realizada com os loops.

Os integrantes da banda foram capazes de  incorporar uma “falha” tecnológica que acabou por se tornar parte integrante da própria manifestação artística. Sagaz

 

Fábio Lucindo

Anúncios