Etiquetas

, , , , , ,

Randall Packer e Ken Jordan proposeram cinco conceitos para definir Multimédia. Um exemplo interessante de três desses conceitos (Integração, Interatividade e Hipermédia) a trabalhar em conjunto é o (auto-proclamado) primeiro “vídeo musical interativo de compras” do mundo.

I Think She Ready

I Think She Ready“, de Iggy Azalea, Diplo e FKi, faz uso de tecnologia desenvolvida pela wireWAX, e permite interagir em tempo real com o vídeo, criando verdadeiras montras online, onde se pode comprar rapidamente o que está a ser publicitado (neste caso, os “looks” dos artistas).

Captura de ecrã 2017-10-17, às 19.46.27Captura de ecrã 2017-10-17, às 19.46.44

Os vídeos musicais são, por si só, exemplos plenos de integração, pela forma como combinam o aúdio e o visual; e são já muitos os que tentam inovar pela interatividade (como “The Wilderness Downtown“, dos Arcade Fire) e pelo uso de hipermédia (como em “Computers and Blues“, dos The Streets).

Por outro lado, a ideia de “product placement” também não é recente, indo tão longe quanto os finais do século XIX, quando Eduoard Manet pinta de forma explícita garrafas da cerveja Bass.

a-bar-at-the-folies-bergere

“Un bar aux Folies-Bergère”, 1882

Hoje, a omnipresença da publicidade, e da sociedade de consumo em que vivemos, é uma realidade impossível de ignorar (no YouTube, a plataforma mais popular para a visualização de vídeos musicais, somos bombardeados por anúncios, às vezes impossíveis de escapar, e os artistas veem-se cada vez mais forçados a juntarem-se a marcas para poderem criar mais e melhor conteúdo).

Captura de ecrã 2017-10-17, às 19.51.51

Mas o que é realmentente fascinante em “I Think She Ready” é o facto de tornar literal a comercialização por que passam os videos musicais de hoje.

Finalmente, cito Dana (do sítio online da Hearty Magazine), que aponta outro aspeto curioso do vídeo:

É um desenvolvimento interessante na mercantilização do hip-hop. Por causa da relação íntima entre a cultura hip hop e os produtos e marcas que adornam os nossos artistas preferidos, faz algum sentido que o primeiro vídeo de compras seja um de hip hop.