Etiquetas

, , ,

No dia nove de agosto de 2006 foi lançada, na plataforma “Google Videos”, parte de um vídeo que mostrava um suposto incidente de hacking televisivo conhecido como “The Wyoming Incident”. Outras partes do vídeo foram saindo, de uma forma ou outra, pela internet até termos o vídeo completo.

Seguindo várias pistas deixadas nos vídeos, assim como noutros lugares, chegar-se-á a um pequeno fórum chamado “The Happy Cube Productions” para pessoas com interesse numa atividade chamada “Cubing”. “Cubing” é um eufemismo para homicídio e “The Happy Cube Productions” é um local de encontro para assassinos em série. O fórum está organizado em várias categorias, com tópicos de tema e conteúdo diferentes dentro dessas categorias.

 

Happy Cube Productions

 

Apesar de ter uma ordem cronológica em que os posts foram publicados, o leitor tem a opção de seguir a história como quiser. É possível começar com o vídeo, ir para o fórum e ler os posts em ordem cronológica mas é igualmente possível ir diretamente ao fórum, escolher uma categoria e tópico aleatoriamente e começar aí. Esta opção modifica o ambiente da história pois cria um sentimento de confusão e surrealismo ao jogar o leitor para o meio da ação sem qualquer contexto. Esta escolha oferece igualmente ao leitor a decisão de quanta/ qual informação recebe pois como todos os posts têm um nível imediato de acessibilidade, não há uma “barreira” entre eventos, significando que, caso o leitor escolha, pode ignorar categorias inteiras. Assim, “The Wyoming Incident” revela-se como uma narrativa totalmente digital, dando ao leitor o controlo total da experiência que tem com a história.

António Pedro Costa