Etiquetas

, ,

Realidade Aumentada (RA) é a integração (uma forma hibrida de expressão que incorpora a tecnologia como material na prática artística) e interação, de informações virtuais com as do mundo real, com recurso a um objeto real com alguma marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual, uma câmara e um software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmara.
Esta nova técnica permite ao sujeito entrar dentro do mundo virtual para interagir com objetos que apenas estão limitados à sua imaginação. Ou seja, muda a forma como reagimos ao que nos rodeia e a maneira como o vemos.
A sua finalidade é, tal como o nome indica, aumentar a realidade com informações extra, devidamente alinhadas com a visão do utilizador e do mundo real.

Teve origem em algo tão simples como etiquetas. Os códigos de barras deixaram de conseguir carregar todas as informações que se queriam obter através de sua leitura e, por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam um maior armazenamento de informação.
Os códigos bidimensionais permitem projetar objetos virtuais numa filmagem do mundo real, expandindo as fronteiras da interatividade. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código 2D com um programa de computador.

A realidade aumentada pode ser útil no nosso dia-a-dia. Apresenta um grande potencial em áreas como o Marketing e a Publicidade e é uma maneira fácil de passar informação duma forma não intrusiva aos utilizadores. No caso de estudantes de medicina, a realidade aumentada, permite-lhes interagir com o corpo humano projetado em 3D.

hololens-medicina-2-1060x596

A realidade aumentada é ainda um meio de imersão – é o envolvimento cognitivo percetual num espaço tridimensional que envolve o espectador no seu campo de sensações e bloqueia os sentidos que não estão relacionados com a representação – exemplificado no jogo Pokémon Go. O objetivo consiste em apanhar Pokémons com a ajuda da câmara de um smartphone, um mapa virtual, semelhante ao Google Maps e localização GPS.

DL4tMH1X4AIsgWo

Este vídeo mostra como podemos usar a realidade aumentada através do nosso telemóvel, tablet ou computador:

Isa Neves

Anúncios