Captura de Tela 2017-10-15 às 18.01.04

Fanfiction Interativa

Com os avanços na tecnologia e nas formas digitais ao longo dos anos, não é nenhuma surpresa encontra pela internet o que é chamado de ficção interativa.  A literatura, que é uma forma de arte, não foi capaz de escapar a revolução dos medias e dos meios de comunicação, recebendo assim, uma nova maneira de ser criada e lida online.

A ficção interativa é, de uma forma muito geral e simplificada, um software onde os jogadores usam comandos de texto para controlar personagens do jogo e influenciar o ambiente. Esta forma de objeto digital, pode ser considerada uma forma de literatura, ao mesmo tempo em que pode ser considerada uma espécie de jogo eletrônico.

Captura de Tela 2017-10-15 às 18.01.23

The Mary Jane Of Tomorrow – Emily Short

Esta forma de objeto digital ficou popular durante os anos 80 e pode ser encontrada em diversas plataformas, não se limitando apenas a uma, mas estando principalmente presente em histórias digitais e videogames.

As famosas fanfics, narrativa ficcional escrita e compartilhada por fãs de algum cantor/série/livro/ator, são um ótimo exemplo de ficção interativa quando levamos em conta a criação das fanfics interativas, onde o leitor se insere na história, através de respostas a perguntas como “Qual o seu nome?” e “Qual a cor dos seus olhos?”. Hoje em dia, existem sites completamente dedicados a este tipo de objeto digital.

escolha

Until Dawn – Sony 2015

No mundo dos videogames, um exemplo de ficção interativa pode ser encontrado no jogo Until Dawn, onde cabe ao jogador decidir as escolhas dos personagens. Neste jogo, o jogador controla mais do que um personagem ao longo da história e acaba por decidir através das suas escolhas, as alternativas são apresentadas na tela, quem morre e quem sobrevive ao longo do jogo.

Os conceitos de ficção interativa, por tanto, podem ser relacionados, principalmente, com um dos conceitos de multimedia segundo Ken Jordan e Randall Parker: interatividade. Este conceito, por sua vez, trata da habilidade do usuário de manipular e afetar a sua experiência própria do media em questão, no caso, a narrativa.

Por fim, em uma visão e opinião própria, a ficção interativa é uma maneira divertida e diferente de tirar proveito de histórias e videogames, onde as possibilidades da narrativa variam de resposta a resposta. Ela acaba por te dar um senso de controle, onde você acaba por ser a causa das ações do personagem, em uma tentativa de aproximar a arte a realidade. Certamente é uma maneira de se manter entretido, além de nos fazer questionar o que aconteceria se tivéssemos feito outra escolha dentro das que nos foram apresentadas.

Por Julia Miranda de Oliveira

 

 

Anúncios