O amor pela pátria, a saudade do que está longe, a determinação em proteger quem está ali, a dor da perda, a vontade de vencer, o medo das consequências, a coragem em torno de um objetivo, a união daqueles que lutam, a sujeira humana… tudo é multiplicado, potencializado com a guerra. Ironicamente, ela faz com que o homem viva da forma mais intensa possível, mas viver em guerra é viver sem ter certeza de onde estará amanhã, se vai estar bem ou se um dia alcançará  a paz, afinal de acordo com Sun Tzu “O verdadeiro objetivo da guerra é a paz”, mas ela é certamente um meio muito torto de alcançar esse objetivo.

11 Fotos Históricas de Amor Durante Tempos de Guerra

Soldados dizendo adeus na estação de trem durante a Segunda Guerra Mundial. Disponível em: <http://misteriosdomundo.org/11-fotos-historicas-de-amor-durante-tempos-de-guerra/&gt;.

O século XX foi marcado por duas grandes guerras, além de  outros conflitos e foi também nesse século onde tivemos nosso desenvolvimento científico e tecnológico mais acelerado, afinal, ele é fator determinante no encaminhamento de uma guerra. Através dele a guerra pode se alongar ou amenizar e inúmeras das tecnologias que utilizamos cotidianamente hoje resultaram desse contexto.

download2

Entre os avanços que podemos citar, a internet é um dos mais importantes. Ela foi criada com o objetivo de que as forças armadas norte-americanas mantivessem contato em caso de que os ataques inimigos conseguissem destruir os meios convencionais de comunicação, como o rádio ou o telefone. Nos anos 70 e 80 ela passou a ser muito utilizada também dentro da academia e hoje ela domina a comunicação mundial, alterando completamente a forma como as pessoas se relacionam.

A relação entre guerra e tecnologia é bastante discutível principalmente do ponto de vista ético. Apesar de existirem diversos tratados internacionais para que a guerra aconteça da forma mais justa, nem sempre eles são respeitados e a tecnologia tem o poder de tornar todo esse jogo ainda mais frio. Afinal, quando a cultura passou a incorporar a estrutura da base de dados presente no computador,  muitos acabaram por esquecer de que as ações tem implicações reais.

REFERÊNCIAS:
BARRUDA, F. 8 tecnologias inventadas para a guerra que fazem parte do nosso cotidiano. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-militar/34671-8-tecnologias-inventadas-para-a-guerra-que-fazem-parte-do-nosso-cotidiano.htm&gt;. Data de acesso: 23 de out. de 2016.
RIGAGÃO, C. Guerra e ciência: dois lados da mesma moeda humana. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra19.htm&gt;. Data de acesso: 23 de out. de 2016.
TZU, S. A arte da guerra. Disponível em: <http://unes.br/Biblioteca/Arquivos/A_Arte_da_Guerra_L&PM.pdf&gt;. Data de acesso: 23 de out. de 2016.

Julia Souza