Arte digital acaba por se resumir numa só disciplina onde se englobam todas as manifestações artísticas realizadas por um computador”, produz no ambiente gráfico computacional com o objectivo de criar obras de arte multimédia usando como intermédio de software e hardware, em um espaço virtual.

Existem diversas categorias de arte digital, tais como: pintura digital, modelagem digital, fotografia digital, animação digital, vídeo digital (vídeo arte) entre outras.

Entre as diversas categorias de arte digital, a que decidi dar mais destaque é a vídeo arte, categoria esta que surgiu na década de 60 do século 20, como via fecunda para a discussão de aspectos comunicativos urbanos, possibilitando uma reflexão dialéctica entre as várias formas de expressão dos média. Alguns dos primeiros “vídeo-artistas” trouxeram a proposta de se utilizar o experimentalismo da video arte na televisão, o que proporcionaria uma maior identidade visual da informação a ser transmitida para além das passagens menos mecânicas e cansativas.

Destaca-se como um dos pioneiros da video arte, Nam June Paik, um artista sul coreano, que para além das suas obras vanguardistas ficou conhecido também por declarações polémicas em relação às formas artisticas “A arte é pura fraude“, afirmou certa vez.

02/11/2000 - 04/26/2000

 

tumblr_n0ioffoya21svfcpjo1_540