Mocap ou Motion Capture, é um meio tecnológico muito utilizado na área dos videojogos e do cinema. Este conceito foi criado com o objectivo de gravar movimentos do corpo humano e transformá-los para um modelo digital.

Na indústria cinematográfica esta tecnologia permitiu aos actores gravarem movimentos utilizando fatos construídos de modo a que todos os movimentos sejam capturados e transformados em modo digital. A interacção entre o actor e o mundo digital torna-se então importante para toda esta criação. Este meio permite maior facilidade na produção de animação 3D, permitindo maior rapidez de produção, em maior escala e menor custo.

O actor/director Andy Serkis é um dos principais nomes deste meio tecnológico, famoso por criar personagens para filmes como Lord Of The Rings, King Kong, Rise/Dawn Of The Planet Of The Apes, etc…

Este trabalho resulta numa junção de  movimentos criado pelo próprio actor que usa um fato especial feito de lycra e pontos emissores, que ao serem captados pelas câmeras são transformados digitalmente para o computador e assim conseguem recriá-los nas personagens animadas. Um excelente exemplo e talvez um dos mais conhecidos é o da personagem Gollum, da saga Lord Of The Rings e Hobbit.

O trabalho deste actor foi fundamental para a criação destas personagens, a sua performance como actor permitiu criar uma das personagens mais emblemáticas do cinema.

Para além do cinema esta tecnologia é utilizada também no mundo dos videojogos, medicina, exército e no desporto, permitindo assim o estudo de movimentos do ser humano e de animais.

Pedro Melim