“In a World Without Electricity” é uma história verídica, da autoria de Alan Bigelow, contada com recurso a imagens, animações, legendas explicativas e música. A narrativa é sobre o homicídio ou possível suicídio de Catherine G. Licata, que ocorreu em 2012. O autor apresenta-nos todos os factos existentes, como é que Catherine morreu, quais as suspeitas que a polícia tem e qual a opinião que os amigos tinham sobre Katie. A plataforma multimédia é um tributo à falecida, Catherine.

A apresentação da narrativa está feita de forma interativa, uma vez que não se trata de uma narrativa em texto corrido. Trata-se antes de uma história contada com recurso às mais variadas imagens e animações, sendo essas aquilo que nos ajudam a entender melhor o sucedido. No fundo não se pode considerar que a história seja sobre um homicídio, uma vez que se recorre à analepse. Esta figura de linguagem leva o leitor a conseguir entender quem era Katie e como era a sua vida. Em qualquer momento da leitura é possível recuar e voltar a qualquer ponto da narrativa, caraterística esta que confere à plataforma uma grande interatividade. As várias perguntas que vão ficando no ar acabam por não resultar em respostas, havendo uma espécie de final aberto, o que deixa o leitor a pensar e a tentar responder a essas mesmas questões.

dddddd

Este projeto multimédia é sem dúvida alguma diferente daquilo que já conhecemos, mas não por isso menos interessante. A interatividade da página web acaba por tornar possível que o leitor exerça uma espécie de papel de detetive, ao estilo do icónico jogo Cluedo, podendo mesmo permitir que alguém consiga ligar todas as “peças” relativas ao caso e descobrir o que aconteceu na realidade.

(Conteúdo disponível em: http://webyarns.com/Electricity/electricity.html)

Cátia Cavaleiro