A marca de whisky, “Ballantine’s”, em 2014, aliou-se ao artista INSA, para criarem um GIF.

O que é um GIF perguntam-se vocês no caso de nunca terem visto um. Um GIF é uma imagem em movimento, normalmente constituídas por sequências de frames de filmes. Nos GIF’s comuns, aquilo que se vê provem de outra obra visual, no entanto os que INSA, criou foi um GIF baseado em imagens de satélite.

INSA chama à sua arte de GIF-ITI. São graffiti’s criados para se tornarem gif’s, ou seja, graffiti’s em movimento.

Esta obra, estende-se por 57,515 metros quadrados. O GIF foi criado através de quarto imagens. Em cada uma destas imagens, as cores apresentadas no graffiti são diferentes, sendo que ao serem colocadas em ordem,  criam a impressão de ser uma imagem em movimento.

Esta obra demorou 6 dias a ser completa, que começaram com a criação do primeiro frame, e depois as consequentes repinturas da imagem original, de maneira a cada frame ser diferente.

Aqui temos um encontro entre a arte e a tecnologia, já que para isto tudo se realizar, foi necessária a utilização de um par de satélites, que conseguissem captar uma área de 100 km’s, com uma resolução de um pixel por cada 50 cm quadrados.

A arte urbana, tem vindo a ganhar o seu cantinho, no coração dos admiradores de arte, já chegando até a ser aceite em museus. Este foi mais um passo no caminho para outras áreas, por parte deste tipo de arte e mais um artista que ficará reconhecido internacionalmente, tal como Banksy e Shepard Fairey.