Etiquetas

,

“I was obsessed with using satellites.(…)I wanted to use it to broadcast very avantgarde, conceptual video that no one expected or desired. At that time, no artist had gotten his or her hands on any satellite.(..)When it was sure that the whole piece would take place in Houston, I thought of the Astrodome. At that time, this was the largest roof stadium in the world. The link between the satellite and the dome was most important to me.”

 Douglas Davis – Seven Thoughts

Douglas Davis foi artista, crítico, professor e escritor. Considerado uma mais-valia no âmbito da arte e da comunicação, ficando reconhecido por ser um dos pioneiros da arte electrónica. Este artista encaixa-se dentro do movimento fluxus, que tem como uma das características padrão, levar a arte ao público através de formas alternativas que negam o tradicional. Estimulado pelo diálogo com o espectador, foi através das suas performances que conseguiu atingir o grande público.

Davis foi também pintor, o que o conduziu à criação de eventos artísticos, surgindo assim a sua performance Seven Thoughts em 1976. É nesta obra que ocorre sua primeira transmissão por satélite em directo para um canal de televisão. Davis dá-lhe o nome de Seven Thoughts devido a ele próprio recitar sete pensamentos em frente de vários microfones. Isto realizou-se num telhado de um ginásio, sendo que deste modo é captado ao vivo e em directo pelo satélite.

sdegki

Este artista tinha um especial fascínio por satélites, o que consequentemente o levou à ligação com outros artistas deste meio, como Nam June Paik e Joseph Beuys. Em colaboração com estes, Davis realizou o Documenta 6 Satellite Telecast em 1977. Esta obra consiste na primeira transmissão televisiva em directo executada através de satélites internacionais. Conseguiram desta maneira serem transmitidos para mais de 25 países a realizarem as suas performances. Neste vídeo podemos ver que é através de meios como a performance, música, vídeo, televisão, entre outros, que estes artistas estabelecem comunicações globais.

Davis conseguiu desta forma quebrar a barreira entre o artista e o espectador, podendo assim concluir que foi e graças ao seu trabalho que ocorreram as primeiras transmissões de rádio e de televisão que surgiram a partir da transmissão de imagens por satélite.

http://ubu.com/film/documenta6.html

Sílvia Santos