Etiquetas

, , ,

A história cria-se no presente. Friedrich Kittler teoriza a evolução dos média ópticos, apesar de ter falecido recentemente, a sua investigação e os seus pressupostos sobre a evolução dos média permaneceram. O debate sobre os vídeo-jogos serem considerados arte ainda hoje existe, mas é um bom exemplo de comparação da evolução e da relação entre as artes e os média. Estamos perante a fase técnico-científica dos média ópticos, com a computação gráfica é possível manipular o real e até mesmo criar algo digital a partir do nada.

Pong-1920x1200-31      Pong (1972)

É necessária a interação da mão humana para qualquer vídeo-jogo. Em consequência a evolução dos vídeos-jogos tem sido acompanhada com fascínio pela tentativa de recriar o real, apelando cada vez mais à interação do seu utilizador.

pacmanhighresscreenshot300Pac-Man (1980)

wolfenstein3dWolfenstein 3D (1992)

goldeneyeMultiplayer – GoldenEye 007 (1997)

Com a evolução e criação de outras tecnologias, nomeadamente a Internet, existe agora a possibilidade de criação de novas sociedades online. Através do modo Multiplayer qualquer “gamer” tem possibilidade de criar um heterónimo, dando-lhe um nickname e uma voz. Mais recentemente, de um modo inicial através do Computer Hacking, os seus utilizadores deram origem a uma nova gíria que é compreensível por qualquer “gamer” de qualquer parte do mundo, por exemplo, noob, leet, haxor, pwned, entre outros.

De_dust2Counter-Strike 1.5 (2002)

battlefield4-mp-11 Battlefield 4 (2013)

 Nesta nova linguagem, que para muitos não tem nexo, pode ser escrita com um código diferente e continuar a possuir o mesmo significado, embora entoando as palavras de maneiras diferentes, dependendo do dialecto do utilizador.

Exemplo de variações:

noob – n00b – noobie – n00bie – newbie – newb, para quem é novato ou inexperiente nalguma actividade. A origem na palavra inglesa new boy (“rapaz novo”). Actualmente é usada a nível militar.

leet – l33t – 1337 – eleet – 3l33t – 31337, deriva da palavra elite. Alguém que pertence à elite, com uma aptidão incrível e uma enorme capacidade de execução.

Pedro Abrantes