Etiquetas

, , ,

O nível de imersão do cérebro depende exclusivamente dos sentidos, apesar de haver inúmeros sentidos presentes no corpo humano vamos considerar apenas os cinco sentidos básicos – Visão, Audição, Tacto, Olfacto e Paladar. É através do sistema sensorial que ocorre a convergência de informação do que nos rodeia para a nossa mente, ligado ao sistema nervoso, conjuga no cérebro a análise e processamento de informação com os neurónios aferentes. Isto é, dependendo do número de sentidos utilizados na recepção de informação o nível de imersão aumenta ou diminui.

Seguindo um exemplo anteriormente facultado, o vídeo da Sony “Sony Bravia – Paint” (2010), inicialmente sem som, e de seguida com som. Reparámos que acabavam por se tornar em dois vídeos ligeiramente diferentes. Utilizamos apenas parcialmente a Visão e a Audição.

Tudo se torna mais interessante quando introduzimos outros receptores sensoriais, as sensações auditivas e tácteis, mecanorreceptores que respondem a variações e estímulos mecânicos, englobando movimentos e forças. Com 3 dos 5 sentidos básicos entramos no campo da interactividade, vídeo jogos, e mesmo com estes o Tacto trabalha de maneiras diferentes. Em vídeo jogos First-Person Shooter, há diferenças de jogabilidade no mesmo jogo para PC e Consolas, por exemplo, um vídeo jogo criado pela EA em conjunto com a DICE chamado Battlefield 4, da saga Battlefield.

O Tacto afecta a experiência do jogo pelo meio utilizado, no PC há uma resposta sensorial visual e auditiva, e não assistimos a qualquer resposta sensorial táctil que possa interferir com os nossos movimentos utilizando apenas o teclado e o rato. No entanto, em Consolas, o nosso movimento pode ser alterado através da vibração do comando alterando a nossa resposta sensorial táctil, e por consequência os nossos movimentos. Apesar de se poder interagir com o PC através de um comando. A imersão e a concentração aumentam em conjunto.

Pedro Abrantes