Etiquetas

Absorption-Presense-Rudolfo-Quintas-Tom-Kirchhausen

“Absorption” nasceu da fusão de conhecimentos entre Tom Kirchhausen, cientista e professor de biologia celular da Faculdade de Medicina de Harvard, em Boston, e do artista e investigador português Rudolfo Quintas.

O projecto visa criar uma instalação de arte e multimédia com base no processo biológico da endocitose*.

“Absorption” está feito de forma a reconhecer a presença humana e a interagir com o corpo humano ao mimetizar as interacções que ocorrem nas células “absorvendo” os visitantes e fazendo-os interagir na obra em si com a sua presença no espaço.
[“…à criação deste objecto artístico inovador, que se funde com um conceito impulsionador na arte contemporânea, uma vez que o artista, em vez se focar na forma como a experiência artística é absorvida pelo espectador, escolhe reverter essa perspectiva para explorar o modo como a arte pode absorver a presença humana”]
Esta instalação suscita várias questões sobre o que é a arte quando está ligada à ciência, o que é a ciência quando recorre à arte e o que resulta da fusão das duas. Assim como inversão da direcção da comunicação da obra.

Seria impossível esta exposição sem entrarmos no domínio dos média, da tecnologia e dos seus constantes avanços nas últimas décadas.

* – http://pt.wikipedia.org/wiki/Endocitose – ( https://www.youtube.com/watch?v=-ZFnO5RY1cU )

10991439_1604665186433748_5892675502842144927_nabsorption study n6 absorption study n7 ABSORPTION, technical engineering drawings by Carlos Silva

Página Oficial da Obra : http://www.rudolfoquintas.com/Absorption