O desejo de representar o mundo é intrínseco ao ser humano, seja a representação por imagens, sons ou escrita. Representar tanto o real quanto o mundo imaginário está na natureza humana e seus registros estão presentes desde a pré-história até os dias de hoje.

Ao longo do tempo, a necessidade de aprimorar a representação para o mais próximo do real, levou a criação da perspectiva no renascimento e também o reconhecimento do artista e da pintura como um fazer superior a outros fazeres artesanais. Após o renascimento a preocupação da pintura se aprofundou ainda mais na representação perfeita do real, levando a uma mudança na maneira de retractar um determinado tema, independente de ser uma alegoria clássica ou um auto-retrato.

Nesse momento inicia-se o desejo de por movimento na pintura e na escultura, artistas como Caravaggio, Bernini, Goya, Ingres, entre outros de diversos movimentos antes do impressionismo, usaram de técnicas que causassem ilusão além de novos enquadramentos e a captação da acção seja antes, durante ou depois que ela tenha ocorrido na história que será representada em tela.

Percebe-se ao longo de toda a história da pintura um desejo fotográfico, esse desejo fotográfico é presente inicialmente na busca incansável pela representação do real, que seria abandonado no impressionismo, que apesar de se pintar o que se vê, a representação fiel não era o principal e sim as cores.

A fotografia contribuiu para a crise da representação na pintura, conseguiu em partes resolver o problema da fidelidade da representação, afinal, um meio tecnológico que não depende do estilo do artista para realizar a cópia do real além de ser mais acessível a um grupo maior de pessoas. A pintura abandonou a busca pela representação do real e aprofundou a busca pela abstracção, forma pura e a expressão e impressão do artista.

Iêda Risuenho

http://4.bp.blogspot.com/-WjScgugs0GE/TYpqNYzSWnI/AAAAAAAAAAQ/23f4xOGJ6Lo/s1600/Rupestre-22.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-lkmL5b1N870/ThYTAqf5SyI/AAAAAAAAA2w/OVBVY9WnNQ0/s1600/15ingres.jpg

http://www.blogdacompanhia.com.br/wp-content/uploads/2010/09/800px-Santa_teresa_di_bernini_04.jpg

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/caravaggio/judith.jpg