Os novos medias trazem uma possibilidade ainda maior para a aproximação do público consumidor de webart, podemos ver essa crescente cada vez maior; hoje em dia é necessário inteirar-se à esses movimentos para criar um vínculo, pois, em muitos casos, é através da quantidade de visualizações de um video no youtube que o artista se destaca e ganha espaço no mundo digital. Funcionou assim para o cineasta de stopmotion, Patrick Boivin(1975). Nascido no Canadá, foi premiado mundialmente por seus curtas em animação, ganhando inclusive, prémios como Montreal World Film Festival e o Festival de Namur. Patrick, iniciou sua carreira virtual, através de uma conta no youtube, no qual o video mais antigo data de 2007, inicialmente fazia videos com animações gráficas, mas já começara o trabalho de interação com o público em videos que o usuário pode escolher o desfecho das estorias criadas. Seu video mais famoso na rede, é o Dragon Baby – Link disponível nos anexos – , com 27.140.609 de visualizações. Suas temáticas são simples buscando atrair a atenção do expectador.

 

Stopmotion

Criado por Georges Méliès, um ilusionista francês, o stopmotion é baseado numa conjuntos de fotografias/frames que se agrupados em sequência, dão a intenção de movimento. Para sua realização é necessário estar atento sempre aos frames anteriores, pois, é a partir do movimento/alteração sutil dos personagens e cenários que nos é transmitido a ilusão chamada persistência da visão. A técnica foi criada como uso experimental no inicio, porém ganhou sucesso mundial quando foi usada numa perspectiva fílmica de ficção cientifica no filme Le voyage dans la Lune de 1902.

 

Youtube e interação com o usuário

Quando assistimos um video, seja em streamming ou fazendo download, não possuímos nenhum outro modo de dialogar com o filme a não ser pela apreciação. A ideia de Patrick foi justamente a de tornar o usuário um participante ativo no destino dos personagens da estoria. Como no exemplo abaixo, veremos a utilização da tecnica que trata-se de usar a engine de games através do video para determinar o efeito.

 

Isso foi possível quando o youtube.com disponibilizou a capacidade de adicionar links externos nos videos. Trata-se de um processo simples: Ele grava todas as ações correspondentes de cada botão escolhido e de cada personagem. O papel do usuário é o de selecionar qual opção será escolhida e assim interferir no desencadear e final da estória.

Links:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Persist%C3%AAncia_da_vis%C3%A3o

 

https://www.youtube.com/user/PatrickBoivin?feature=csp-in-feed