Com tantos meios e possibilidades de se veincular midia eletronica, webart, e todos os seus processos, dos mais trabalhosos como o de uma instalação; até os mais simples, como a criação de uma webpage, é necessário criar um controle de excelência e qualificação das obras. A intenção de premiar está ligada a necessidade de se manter as referências desse “mundo” criado a partir da mistura das artes com a tecnologia. Pra além disso, existe também, o prestígio dado aos artistas multimedia.

Desde o ano 2000, em São Paulo, acontece um dos maiores festivais de arte multimidia do mundo. Eventualmente acontece em algumas cidades do mundo. O File serve como um indicador da diversidade das pesquisas nacionais e internacionais nas mais diversas areas da cultura digital: arte interativa, screenings, performances, games, arte sonora, realidade virtual, discussões teóricas e o cinema digital. Um dos aspectos interessantes do FILE, além de ter a entrada gratuita, é que trata-se de um festival sem fins lucrativos com a intenção de dissiminar a variedade de produções multimedia tanto de artistas mundiais como brasileiros.

O FILE, é um festival não convêncional no que diz respeito ao seu carater multicultural e diversificado. Possui além das premiações, outros momentos como, exposições ao céu aberto ou a disponibilização das obras no site do projeto.

 

FILE Prix Lux: Através de votação de um juri e uma votação popular, são concedidos sete prêmios nas categorias: Arte Interativa, Linguagem Digital e Sonoridade Eletrônica.

FILE PAI(Paulista Avenida Interativa = Arte Pública Interativa): Trata-se de um momento de incentivar e relembrar sobre a importância da arte e interação com o público. É realizado diversas instalações na Avenida Paulista, buscando usufruir da arte interativa

FILE Exposição: Diversos artitas nacionais e internacionais expôem seus trabalhos nas areas da arte e multimedia.

FILE Mídia Arte: Interagindo com as possibilidades do desenvolvimento tecnologico e os avanços que eles possibilitam, essa seção do FILE, torna possível que trabalhos digitais tenham um espaço único no festival.

FILE Symposium: Trata-se de uma conferência que expõem a produção e mostram a diversidade do pensamento da cultura digital.

FILE Hipersônica: A música em seu contexto tecnológico tem também possui um espaço importante no FILE. Explorando desde de técnicas a produção sonora.

FILE Games: É um momento do evento usado para a contribuição artística e experimentais de jogos electrónicos.

FILE Maquinema: Trata-se de uma exposição de cinema digital

FILE Inovação: Espaço dedicado a criação de novas invenções e transformações que envolvem as áreas cientifica, económica e artística.

FILE Arquivo: No site do festival, é disponibilidade diversas obras artísticas que já passaram pelo evento.

Link: http://file.org.br/