AirPano é um projeto não-comercial focada em panoramas 3D aéreos de alta resolução. A equipa é constituída por um grupo de fotógrafos russos e entusiastas de panorama. Durante os próximos 2-3 anos, pretendemos gravar uma variedade de panoramas aéreos e criar passeios virtuais em 3D dos lugares mais interessantes do nosso planeta.

Na página web do grupo encontram-se mais de 700 fotografias de mais de 120 locais do mundo. A AirPano.com, actualizada semanalmente, disponibiliza o maior número de panoramas a nível mundial, que se diferenciam pela alta qualidade das imagens.

As primeiras experiências de filmagens a 360º mostrou que panoramas de vídeo 3D tiveram falhas. Qualidade de um panorama esférico em vídeo não poderia competir com a qualidade de uma fotografia panorâmica clássica. A única desvantagem desta nova criação é a necessidade de um computador bastante potente e uma conexão de Internet de alta velocidade para ver o panorama, pois seu tamanho é cerca de 18 MB.

Imagem

 

Há já algum tempo que a Google propõe aos seus utilizadores a aplicação Google Maps, que possibilita ver as cidades em formato 3D. No entanto, o projeto AirPano mostra uma vista artística de 360º sobre os locais em questão. O utilizador pode, com o rato do computador, “fazer zoom” ou mudar a perspectiva da imagem.

Todo este processo inicia um novo modo de interacção com o mundo. Podemos visitar um local sem a necessidade de sair de casa. 

Ana Gonçalves