Casal-Arnolfini-pintados-por-Jan-Van-Eyck-1434

A habilidade de criar ilusões através da pintura abria possibilidades de satisfazer o desejo do ser humano, o de substituir o mundo exterior pelo seu duplo, mas isto se tornaria uma obsessão para a pintura, a invenção da perspectiva resolveria apenas a questão da forma, mas ainda era necessário que o realismo na pintura alcançasse as dimensões psíquicas do ser humano, onde seria capaz de dar vida aquilo que era estático.

A ascensão de diversas camadas da sociedade sociais na historia da humanidade provocou a necessidade de se produzir tudo em grande quantidade, o retrato estaria incluído neste contexto. Um ato simbólico que para estes indivíduos de classes ascendentes demonstrava sua ascensão para si como para outros, o que trouxe mudanças nos processos artesanais da pintura, como algo cada vez mais mecanizado na forma representar os traços humanos ou o ambiente.

A exemplo, o pintor holandês Van Eyck se empenhou em realizar a ilusão da natureza com uma intensa paciência adicionando detalhe por detalhe em suas pinturas, esperando que seu quadro se convertesse a um espelho da realidade. Considerado o seu maior triunfo o quadro do casal Arnolfini, pintado em 1434 e considerado revolucionário pela precisão de detalhes em tela, acredita-se que este pintor tenha feito uso da câmara escura nesta produção, justamente pela riqueza descritiva que nos permite quase fazer uma visita virtual a residência do casal.

Já no fim do século XIX, inventores de todas as partes do mundo e suas descobertas pareciam prever o nascimento do cinema, e do obsoleto zoetrópio ao estroboscópio, praxinoscópio, fantasmatrópio, cinematoscópio ou zoopraxinoscópio começam a surgir através da ciência, dando a ilusão de movimento e vida a imagem.

Nomes como Joseph Nicéphore Niépce e seus experimentos com a fotografia e os irmãos Lumière inventores do cinematógrafo, assim como outros entrariam como aqueles que agiriam como redentores da pintura, devolvendo à liberdade as artes plásticas desta ideia fixa de realismo, era certo que por maior que fosse a habilidade de um pintor e sua determinação por perfeição na pintura, ela seria levada a um destino certo, a subjetividade.

                                                                                                    Volney Nazareno

COMO FUNCIONA UM ESTROBOSCÓPIO?

https://www.youtube.com/watch?v=PIQ08jWvRrM