Stop motion consiste numa técnica de animação especialmente trabalhosa. O processo consiste em fotografar objectos consecutivamente, fazendo gradualmente pequenas alterações nos mesmos, de forma a recriar uma acção. O filme é posteriormente montado, fotograma a fotograma, criando a ilusão de movimento. No fundo, o processo divide-se em três partes, o trabalho plástico com os objectos, o registo fotográfico, e a montagem do vídeo. Esta técnica é muitas vezes utilizada em animações feitas com objectos de plasticina, que vão sendo moldados entre os fotogramas.
Vários filmes de animação já foram produzidos em stop-motion, por exemplo: “ The Nightmare Before Christmas”, “A Noiva Cadáver”, “Wallace e Gromit” e “A Fuga das Galinhas”.
O vídeo que se segue corresponde ao “making of” de “A Fuga das Galinhas” e é exemplificativo da técnica de stop-motion aplicada ao cinema de animação.

“A Fuga das Galinhas” – Making of

Na Argentina, um artista conhecido como “Blu”, autor de ilustrações, painéis, murais e graffitis, decidiu associar a técnica de stop motion aos seus trabalhos de arte urbana. Pintar, fotografar, pintar por cima e repintar consecutivamente paredes, muros e calçadas por de Buenos Aires a fora parece uma ideia algo megalómana mas o projecto fui levado a cabo e resultou no filme “Muto”. Desfrutem do vídeo porque está genial😉

 

 

Blu não ficou por aqui e já produziu outros filmes. Sugiro que visitem o canal dele no youtube porque tem vídeos muito interessantes.

http://www.youtube.com/user/notblu

 

Joyce Lopes